Como Criar um Grupo de Sucesso no Facebook em 7 Passos Simples

Como Criar um Grupo de Sucesso no Facebook em 7 Passos Simples
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Nesse post você vai aprender tudo o que você precisa para criar um grupo de sucesso no facebook em 7 passos simples para você começar a fazer agora mesmo.

Esse grupo pode ser para diversos objetivos, tanto para vender um produto, como ser uma plataforma para lançar um produto, criar a sua autoridade, e ter uma comunidade de pessoas envolvidas com um determinado assunto.

Se você tem um negócio físico ou online que até agora não chegou às mídias sociais, eu tenho uma má e uma boa notícia pra te dar, a má notícia é que até aqui você já perdeu muito dinheiro e muitas oportunidades de negócios, e a boa notícia é que você pode começar hoje mesmo a descobrir o poder incrível que as mídias sociais podem proporcionar a sua empresa e a sua marca.

Antes de começar você precisa saber de 4 elementos essenciais:

1º – Conheça detalhadamente sua Persona
2º – Conheça seu Nicho como Ninguém
3º – Analise outros grupos
4º – Interaja em outros grupos

Independentemente do seu nicho de mercado pode apostar, seus clientes estão nas mídias sociais. O comportamento do consumidor está mudando e você também precisa mudar.

Hoje, nosso consumidor não é mais passivo, ele tem tanta voz ativa que ele tem a capacidade de influenciar diretamente na escolha de outros consumidores, emitindo opiniões positivas e negativas acerca de sua experiência com marcas e produtos.

Hoje nós vamos falar sobre uma ferramenta poderosíssima que há no facebook: Os Grupos no Facebook.

Talvez você não faça ideia, mas existem mais de 1 bilhão de grupos no Facebook, de todos os nichos que você possa imaginar, e é claro que isso representa uma enorme oportunidade para profissionais de todas as áreas que desejam se conectar com seus clientes e futuros clientes para entregar ainda mais valor à eles.

Tudo que vou te contar agora é fruto de experiências que já tive com meus grupos, neles eu pude observar como as pessoas interagem dentro deles, como eu consigo atraí-las até o meu grupo e como eu posso entregar valor a cada um dos usuários.

Mas para que você crie um grupo eficaz e engajado é preciso seguir alguns passos para que ele seja um sucesso e não desperdice o seu tempo.

E para que isso aconteça, é preciso definir alguns pontos antes de criar um grupo.

1º – Conheça detalhadamente sua Persona

Criar um Grupo de Sucesso no Facebook
Conheça detalhadamente sua persona

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes.

E para você defini-la você precisa responder algumas perguntas.

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Qual é o tipo de assunto pelo qual sua cliente se interessa sobre o seu nicho?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • Quem influencia suas decisões?
  • O que ele ouve, o que ele fala e o que ele sente?

Algumas características que utilizamos para definir as personas são:

  • Nome da persona (fictício)
  • Sexo
  • Idade
  • Cargo/Ocupação
  • Ramo de atividade
  • Nível de escolaridade
  • Meios de comunicação utilizados
  • Sonhos e objetivos da persona
  • Desafios e anseios da persona

Pense nos assuntos em que ela pode estar interessada, por exemplo os problemas que ela enfrenta no dia-a-dia relacionados com o seu nicho.

Esse é um dos passos mais importantes, pois será aqui que você aprenderá como se comunicar com o seu público e disponibilizar para ele exatamente o que ele quer, da forma como ele quer.

Uma vez encerrado esse processo, você terá uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores e isso te ajudará muito com os grupos no facebook.

2º – Conheça seu Nicho como Ninguém

Criar um Grupo de Sucesso no Facebook
Conheça seu Nicho como Ninguém

Neste passo você descobrirá exatamente qual é o tipo de problema que o seu produto ou serviço resolve, qual é a diferença que ele traz para o mercado e quais são as pessoas específicas que precisam dele.

Parece óbvio esse passo, mas é aqui que muitos se perdem e são pegos de surpresa.

Existem pessoas que querem vender bolos mas não entendem NADA sobre bolos, você acha que essa pessoa conseguirá vender algo que ela não tem nenhum conhecimento?
Pode ser que aconteça mas a probabilidade é mínima.

Um dia eu fui ao shopping para comprar um colchão, entrei na loja X que vende vários produtos, inclusive colchões, e fiquei por um tempo olhando os colchões e precisei pedir para ser atendido, quando o vendedor veio me atender eu fiz à ele algumas perguntas simples do tipo: esse colchão é de molas ensacadas? qual é a sua densidade?

Sabe o que ele me respondeu? Eu não sei senhor, me desculpe, mas se vocês quiserem esse valor pode ser parcelado em até 12x no cartão.

Eu saí da loja inconformado por não saberem sequer responder à perguntas simples e logo em seguida eu fui à uma loja específica que vende somente colchões.

Ao chegar nessa loja eu fui surpreendido com um atendimento fora de série, muito educado e com um sorriso no rosto me cumprimentou, me disse seu nome e perguntou se eu estava procurando algo específico, eu disse de forma simples o que buscava e o atendente foi muito além do que eu imaginava.

Ele me disse tudo, simplesmente tudo sobre o colchão pelo qual eu me interessei, desde como foram fabricadas as bolas, qual foi o material utilizado e de onde foi extraído, o atendimento foi impecável e para finalizar ele me deu um manual do sono para que eu levasse para casa e pudesse ter uma noite de sono mais agradável e relaxante.

Eu estou te contando isso porque é exatamente isso que você precisa fazer com o seu produto ou serviço, você deve saber 101% sobre cada detalhe dele, como funciona, quais benefícios ele proporcionará ao consumidor e quais problemas ele irá resolver.

Ter total conhecimento sobre o seu nicho é essencial para que você mire na pessoa certa e entregue seu produto nas mãos de quem precisa dele e feche um bom negócio.

3º – Analise outros grupos

Criar um Grupo de Sucesso no Facebook
Analise Outros Grupos

Agora que você já sabe como definir a sua persona e dominar o seu nicho de mercado, você precisa estar atento aos seus concorrentes.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…” Sun Tzu – general, estrategista, filósofo chinês e autor do livro a Arte da Guerra.

Nesses outros grupos você verá como o administrador fala com os seus potenciais consumidores, você verá quais conteúdos engajam mais e quais engajam menos, você terá acesso a linguagem que eles utilizam e principalmente analisará quais outros assunto o seu público se interessa.

Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais assertivo você será.

4º – Interaja em outros grupos

Criar um Grupo de Sucesso no Facebook
Interaja em outros grupos

Procure grupos do mesmo nicho que o seu, analise as regras do grupo para que você não infrinja nenhuma regra (nós falaremos mais a frente sobre isso) e gere muito valor aos usuários.

Poste conteúdos atrativos e que façam sentido total ao público, com o tempo você passará a ser autoridade para esses participantes dentro do grupo de outras pessoas e esse contato te dará abertura para chamá-los para o seu grupo, mostrando que haverá nele ainda mais conteúdo, mas no seu grupo serão conteúdos exclusivos e altamente relevantes.

Esses 4 pontos precisam estar bem definidos para que você crie seu primeiro grupo e após isso, siga 7 passos simples para criar um grupo de sucesso.

1º Passo – Tenha um nome atrativo
2º Passo – Crie regras para o seu grupo
3º Passo – Interaja com os Usuários do seu Grupo
4º Passo – Trabalhe com um tema Específico
5º Passo – Bloqueie todo o tipo de SPAM
6º Passo – Tenha posts estrategicamente agendados
7º Passo – Divulgue o seu Grupo

Como Criar um Grupo de Sucesso no Facebook em 7 Passos Simples

Criar um Grupo de Sucesso no Facebook
Criar um Grupo de Sucesso no Facebook

1º Passo – Tenha um nome atrativo

Para que as pessoas encontrem o seu grupo você precisa ser criativo e criar um nome atrativo para ele, como por exemplo: se seu grupo falará sobre “empreendedorismo”, crie um grupo com a palavra empreendedorismo, se seu grupo falará sobre “alimentação saudável” crie um grupo com essas palavras.

É essencial que o nome do grupo mostre qual é o assunto que será tratado dentro dele, assim você atrairá quem realmente se interessar pelo assunto evitando que haja dentro dele pessoas que não fazer parte do seu público-alvo.

2º Passo – Crie regras para o seu grupo

Tudo que é feito em conjunto precisa de regras para dar certo, não é mesmo?

E é claro que se você quer que seu grupo seja organizado e poderoso você deve se preocupar em criar suas próprias regras, vou citar abaixo um exemplo de regras de um dos meus grupos que fala sobre receitas e exercícios para emagrecer e se manter em forma “Receitas Detox e Exercícios – Corpo Fit 2017”.

Olá, sou Lia Mello. Sou Coach de Emagrecimento e apaixonada por fazer exercícios e descobrir novas formas de ajudar pessoas a obterem o corpo ideal.

Seja Muito bem vindo(a) ao grupo, aqui você poderá ter dicas e compartilhar a sua jornada de emagrecimento.

Se você “jacar” aqui você vai encontrar pessoas como você, para te ajudar a entrar em forma.

 ATENÇÃO AS REGRAS DO GRUPO 

1 – Não é permitido fazer grupos no WhatsApp e não aceitamos Spam. Não é permitido colocar links externos nas publicações ou comentários que leve o usuário para fora do grupo ou propaganda de qualquer gênero, pois o responsável pela ação será BANIDO E BLOQUEADO.

2 – Não está autorizado vendas de produtos ou serviços, compartilhamento e divulgação de páginas (AS VENDAS DE PRODUTOS OU SERVIÇOS SOMENTE SERÃO PERMITIDAS MEDIANTE A AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO).

3 – Somos a favor da Reeducação Alimentar correta ou novo estilo de vida, qualquer post relacionado com outro tipo de dieta será excluído.

4 – Não são permitidas críticas destrutivas, mas sim construtivas que estabeleça harmonia no grupo.

6 – É expressamente proibido criar enquetes, desafios, gincanas e disputas.

7 – Não aceitamos que haja correção de ortografia gramatical, coerência, coesão por parte dos membros para evitar constrangimentos desnecessários.

8 – Não é permitido que haja desrespeito ou pré julgamento entre os membros, esse tipo de comportamento não será tolerado e o membro responsável por tal ação será BLOQUEADO/BANIDO sem chance de voltar.

9 – Posts que gere polêmicas, discórdias, mimimis ou assuntos que fujam do objetivo central do grupo serão excluídos e o dono do post está sujeito a ser BLOQUEADO/BANIDO.

Agradecemos a compreensão de todos e desejo à você sucesso na sua jornada.

3º Passo – Interaja com os Usuários do seu Grupo

Se você precisa interagir com os usuários dos outros grupos imagine com os seus.

Todas as pessoas gostam de se sentir especiais e importantes e no seu grupo, é exatamente assim que elas precisam se sentir.

Toda a atenção é pouco, e todo o comentário é importante para você.

Dê atenção e não deixe de responder suas perguntas e dúvidas.

O teu relacionamento com os participantes do seu grupo é que farão toda a diferença nos seus resultados, deixe sempre um telefone de contato ou um email para as pessoas mandarem suas dúvidas.

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4º Passo – Trabalhe com um tema Específico

Muitas pessoas fazem esse processo de forma errada, elas pensam que só porque um assunto X está sendo bem disseminado dentro do grupo, todo e qualquer assunto interessa à eles, e quase sempre essas pessoas estão erradas.

Quanto mais específico você for, mais assertivo você será em atrair o público certo para o seu grupo.

Aí você pode pensar: “Mas meu assunto é tão interessante que todos gostariam de ter acesso à ele” e aí eu volto a falar, para cada coisa existe uma persona adequada.

São todos os homens que gostam de falar sobre investimentos? Não
Todas as mulheres gostam de falar sobre maquiagem? Não
Viajar pelo mundo é o sonho de todas as pessoas? Não

Seja específico e atinja quem está à sua procura.

Se seu grupo é sobre marketing digital, não fale sobre design gráfico, se seu grupo fala sobre receitas saudáveis, não fale sobre sapatos.

Se seu público está no seu grupo para ver mais sobre o assunto que ele aborda, entregue à eles o que eles esperam de você e os surpreenda com conteúdos altamente relevantes.

5º Passo – Bloqueie todo o tipo de SPAM

Regras são feitas para serem cumpridas, se algum usuário quebrar alguma de suas regras, faça cumprir sua palavra e sem dó bloqueie / exclua e bana essa pessoa.

Já vi diversos grupos com mais de 700 mil usuários e os administradores do grupo não darem conta de bloquear e excluir todos os comentários e publicações invasivas que fogem das regras do grupo.

Então, fique atento desde já para que você não caia na mesma armadilha.
Aprove a solicitação de entrada no grupo somente às pessoas que agregarem valor à ele, lembre-se: você não precisa de todo mundo, mas determinadas pessoas precisam de você, dos seus produtos e dos seus serviços.

6º Passo – Tenha posts estrategicamente agendados

Quando antecipamos uma parte do nosso trabalho consequentemente deixamos mais tempo livre para criar, gerenciar e desenvolver novos conteúdos para seus clientes, sejam eles no grupo ou na sua própria página.

Eu utilizo uma ferramenta incrível e gratuita para criar as imagens dos meus posts, é o Spark, nele você pode mudar o background, mudar a fonte, a frase, o modelo, inserir diversos filtros e baixá-las para postar nas suas mídias sociais e principalmente nos seus grupos.

E para agendar os meus posts eu utilizo uma ferramenta paga mas muito funcional, nela você pode deixar agendado quantos posts você quiser, para quais datas e horário você definir, e pode escolher se quer que essa publicação apareça somente no seu instagram, ou se deseja que simultaneamente ela seja postada no facebook também. Se você deseja saber qual é essa ferramenta, entre em contato comigo através do email [email protected]

7º Passo – Divulgue o seu Grupo

Há diversas formas para divulgar o seu grupo, a primeira delas é na sua fanpage, se você ainda não criou a sua, eu sugiro fortemente que a crie, pois nela você dará seu primeiro passo para gerar autoridade interagindo com o seu público.

A outra opção de divulgação do seu grupo é em outros grupos semelhantes ao seu, que se tratam dos mesmos assuntos, mas lembre-se, sempre de atentar-se às regras do grupo, se não for permitido que você faça isso nos grupos que você encontrou, não faça, pois aquele que deseja ter suas regras respeitadas, também deve respeitar a dos outros.

Você pode divulgar nos seus sites e blogs, caso você os tenha e também pode divulgar dentro da própria mídia social criando anúncios (ads) direcionados e assim fazendo crescer o seu grupo.

Mas de nada adianta divulgar um grupo parado (sem conteúdo), você precisa gerar valor ao grupo para quando o usuário for visitar o seu grupo ver que lá ele encontrou o que buscava.

Agora você pode estar se perguntando, como eu crio conteúdos atraentes para o meu público?

Existe uma técnica e um estratégia para isso que se chama Copywriting, ela se trata da arte de escrever textos altamente persuasivos e atrativos, gerando valor único aos seus clientes.

Se você deseja saber mais sobre essa técnica e aprender com maestria criar seus textos encantadores, posts e headlines altamente atrativas e convidativas, clique no link abaixo.

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