O segredo da Duolingo para aumentar o engajamento.

O segredo da Duolingo para aumentar o engajamento.
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Se você ainda não conhece Duolingo é um aplicativo de ensino de idiomas através de interatividade, esse é sem dúvidas um dos aplicativos do segmento mais baixados do mundo.

Com ele é possível aprender diversos idiomas de graça através de um aplicativo. O meu post de hoje não é para expor se o método de ensino funciona ou não, mas sobre o que é que o Duolingo faz para atrair tantos usuários.

A resposta está nos jogos. O segredo da Duolingo é que eles utilizam uma técnica chamada de Gamification, essa é uma estratégia que se baseia na interação das pessoas com as empresas, isso é feito com base na troca de incentivos.

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Funciona da seguinte forma: toda vez que o participante completa determinada tarefa, ele recebe uma recompensa. Do mesmo jeito que faz um jogo.

Dessa forma ele consegue estimular o usuário a engajar com a empresa, enriquece a relação que normalmente é mecânica a deixando mais interativa.

A Duolingo além de utilizar muito bem a gamification, a cada lição que você finaliza você ganha uma medalha, todos os dias você tem que fazer um exercício, como meta diária.

Através disso é enviado para o seu e-mail cadastrado um e-mail te lembrando de cumprir a sua meta, e também, uma notificação no celular caso você tenha o app instalado, avisando que você precisa fazer uma aula, explicando que o aprendizado de um idioma requer treino diário.

A grande sacada da Gamification está em se aproveitar dos desejos naturais do ser humano por: competição, recompensa, realização, vaidade e desejo de reconhecimento.

Por isso que ele trabalha sempre com níveis de usuários, para que a cada nível que a pessoa alcança ela possa mensurar seus resultados e se sentir orgulhosa por suas conquistas, e também claro, poder mostrar para as outras pessoas que ela tem um nível maior.

 

Emblemas, badges ou medalhas possuem o mesmo propósito, incentivar o jogador e deixá-lo cada vez mais viciado. Cada nova vitória é uma injeção de dopamina no cérebro.

Esse mesmo tipo de abordagem também é feito por diversas outras empresas, empresas como o Uber, cada usuário que você indica, como recompensa você recebe R$ 20 de desconto para uma próxima corrida.

gamification

As recompensas variam de empresa para empresa, porém, todas são previamente acordadas, pode ser uma vantagem a mais no jogo como a Duolingo ou pode ser um desconto em viagens como o Uber.

 

Não importa, esse tipo de abordagem é eficiente. E você pode utilizá-la também nos seus negócios.

Outro exemplo, minha mãe joga um jogo no celular chamado Candy Crush, ela é quase uma medalhista olímpica no assunto. A todo instante ela comemora uma nova fase finalizada, ou alguma vida extra que ela ganhou por compartilhar o jogo com outra pessoa.

Imagine se em seu negócio ou treinamento, as pessoas precisassem cumprir determinadas tarefas e a cada tarefa elas recebessem uma medalha, onde isso fosse tratado como um jogo incentivando o aprendizado. E para cada indicação que essa pessoa fizesse no seu treinamento ela ganhasse uma comissão ou até mesmo um bônus pré estabelecido por você.

O que vai fazer a diferença no seu negócio é a sua criatividade para atrair novos usuários.