Funil de Vendas – O que é e como criar um. Todos os detalhes

Funil de Vendas – O que é e como criar um. Todos os detalhes
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É muito comum um produto ou serviço não ter qualquer tipo de sequência de vendas, ou melhor dizendo um funil de vendas.

Para o dono do negócio está tudo bem vender apenas uma única vez para o cliente.

Eu já encontrei empreendedores que diziam que tinham muito tráfego em seus sites, eles faziam anúncios, mas a receita que tinham no final do mês era péssima.

Só para deixar claro, não existe nada de errado com isso. Porém, existe uma forma inteligente de você aumentar os lucros do seu negócio.

O grande problema desse tipo de empreendedor é que eles não possuem um funil de vendas.

Um funil de vendas nada mais é do que uma sequência lógica de produtos, sejam eles de maior ou menor valor, mas que na soma total e final da venda aumenta muito os lucros do seu negócio.

A estratégia do Mc Donald’s para aumentar os lucros

Uma forma para deixar bem claro de como o funil de vendas funciona é o exemplo do Mc Donald’s, que faz isso com perfeição.

Quando você pede um lanche na rede você paga cerca de R$6,50, porém, logo em seguida é oferecido uma porção de batata frita como acompanhamento que custa certa de R$6,00 a porção pequena, e caso você aceite a batata frita pequena logo em seguida o atendente oferente uma porção maior por R$1,00 a mais em sua compra.

E ainda, eles podem te oferecer uma porção de bata que é especial com cheedar e bacon por mais R$4,00.

Logo após a batata frita é oferecido o refrigerante ou um suco e ainda antes de finalizar a venda, ainda perguntam se você quer uma sobremesa, que pode ser um milkshake, ou uma casquinha ou um delicioso mcflurry.

No final a sua compra que era pra ter custado os R$6,00 do lanche acaba ficando por 1 pulmão, 2 rins e um pedaço do seu fígado.

Esse é o poder do funil de vendas, manter o cliente comprando os seus produtos por mais tempo.

Escada de valor

O que é uma escada de valor
Como funciona a escada de valor

Muitos funis de venda começam com o cliente dando o nome e email dentro de uma landing page ou squeeze page, normalmente fazem isso para receber um ebook ou para ganhar um mini curso.

Os mais inteligentes vão colocar logo na sequência, já na página de obrigado um produto que chamamos de tripwire, ou produto irresistível, que é um produto super barato com alto valor agregado.

> Criar landing page ou squeeze page

Num mundo perfeito eu falaria com o meu cliente ideal e venderia pra ele o meu melhor produto. Mas isso nem sempre acontece.

É por isso que você deve aprender a gerar valor pra ele, e a cada etapa da sua escada ir aumentar o seu preço, ao invés de tentar vender algo de hight ticket logo de cara, ofereça um produto mais barato, ao ponto que o seu cliente atinge confiança em você ele estará pronto para dar o primeiro passo.

Para isso você deve estar atendo a duas coisas:

  1. Providencie valor em cada etapa do seu funil, fazendo com que essa etapa pareça única e de forma que ele consiga compra.
  2. Ganhe mais dinheiro e aumente os seus lucros identificando quem é o seu cliente ideal, o cliente que está disposto a pagar mais por seu produto ou serviço.

Qual o número de produtos que devo ter no meu Funil de Vendas?

Funil de Vendas desenhado
Como Montar um Funil de Vendas

Não existe um limite ou um número certo, enquanto a pessoa estiver comprando você pode alimentar o seu funil, seja com produtos seus ou produtos de parceiros (como afiliado).

O ideal é que você comece com algo gratuito para essa pessoa, seja um vídeo no seu canal, ou um post em seu blog, ou até mesmo um ebook onde ele precisa deixar nome e email para baixar.

Quando a pessoa baixa a sua recompensa digital, ela caí em um software de automação de emails, um email marketing. E lá você cria relacionamento com essa pessoa, aumentando seu valor percebido para com ela.

Na sua página de obrigado, após a pessoa se inscrever para baixar o seu ebook, você pode ter um tripwrire, ou produto irresistível como também é conhecido.

Normalmente esse produto tem um ticket muito baixo, mas é claro isso depende do seu mercado.

Digamos que você trabalhe com imóveis, o seu tripwire poderia ser um modelo de contrato de venda de casa. Ou quem sabe a documentação completa de compra de um novo imóvel, ou guia de investimento em imóveis da região que você trabalha.

Logo em seguida você pode ter o seu produto principal, que no caso do Mc Donald’s seria o lanche.

No seu pode ser um curso, ou o seu serviço. Esse produto já tem bastante valor agregado.

Para as pessoas que comprarem o seu produto principal você pode oferecer o que chamamos de upsell, que no caso é a batata frita.

O upsell pode ser algo mais caro, pode ser uma mentoria, ou algo ainda mais completo. O importante é que a pessoa não sinta que esse produto que você está vendendo agora deveria fazer parte do produto que ela já havia comprado.

Quais ferramentas devo usar para construir o meu funil de vendas?

Construir um funil de vendas é mais simples do que parece e você precisa de poucas ferramentas para construí-lo.

Primeiro, desenhe o seu funil em uma folha de papel, desenhe quais serão os produtos que você vai oferecer, coloque no papel o valor de cada um deles.

Segundo você precisa construir as páginas para vender os seus produtos. Hoje eu indico o Login Social para você fazer montar o seu negócio, ele é todo otimizado para SEO, e as páginas são adaptáveis em todas as telas.

Em terceiro você precisa de um software de email marketing, hoje eu indico o Active Campaing, com ele você poderá automatizar todas as entradas de email e fazer os comportamentos de compra do seu produto.

E por último você precisa de uma plataforma de vendas. Se você quer trabalhar com afiliados existem três plataformas excelentes a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz.

Nelas você poderá criar o seu produto e disponibiliza-lo para venda.

Concluo esse post dando mais duas dicas extras para você:

  • Primeiro, teste cada etapa do seu funil, teste por exemplo emails, páginas, preços, oferta e quem sabe até produtos.
  • Segundo, gere o máximo de valor para o seu cliente, pensar em apenas vender pode ser um erro fatal em sua estratégia, as vendas devem estar combinadas com o relacionamento e a geração de valor, por isso, crie o maior número de conteúdo possível em seus canais, e quando seu cliente comprar algo de você, faça ele perceber que o que você vendeu tenha 10 ou 20 vezes mais valor do que ele pagou, a experiência é tudo.

Se você quer aumentar as conversões dentro do seu funil de vendas, existe uma tática poderosa de vendas chamada de copywriting, que utiliza técnicas de escrita com pnl, hipnose e persuasão avançada.

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