Mindset e Produtividade

RESILIÊNCIA e PLASTICIDADE - Esteja pronto para se adaptar

Allison Nascimento
Escrito por Allison Nascimento
RESILIÊNCIA e PLASTICIDADE - Esteja pronto para se adaptar
Para qual email eu posso enviar conteúdo exclusivo?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para muitos, o empreendedor é visto como um ser inspirado, inovador, visionário e realizador, o melhor é que eles são exatamente assim, o que muitos ignoram é que grandes empreendedores só são Grandes após tentarem, fracassarem, errar e errar, recomeçar e tentar de novo e depois de muito aprendizado com os altos e baixos, vencem e hoje são quem são.

Claro que os ensinamentos são muitos quando falham e fracassam, mas tenho certeza que nenhum deles passam por tudo que passaram sem RESILIÊNCIA e PLASTICIDADE.

A definição da palavra resiliência no dicionário é a propriedade que alguns corpos apresentam de retomar a forma original, após terem sido submetidos a uma deformação elástica. É importante notar que a resiliência não é um estado constante, definitivo, mas sim uma condição que se assume momentaneamente, para então retomar a sua forma original.

Resiliência significa a habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde mental. Pessoas altamente resilientes, tornam-se mais fortes após situações difíceis. Porquê isso acontece? Porque elas desenvolvem confiança em si mesmas aprendendo novas formas de lidar com os eventos.

Em tempos passados, era bastante comum termos que enfrentar um período em que as coisas fugiam do seu normal, quando então, ser resiliente nos permitia, da mesma maneira que a água, continuar a fluir. Quantas vezes, nessas ocasiões, ouvi afirmações tranquilizadoras como: “não se preocupe, é só uma turbulência” ou “essa é apenas mais uma crise, mais à frente a gente volta ao normal” – e assim exercitávamos nossa resiliência para, em seguida, retomar a vida, tal como sempre tinha sido.

Hoje, as condições de temperatura e pressão não estão apenas provocando uma alteração temporária no contexto, mas determinando uma mudança profunda na ecologia dos negócios, nas relações e na sociedade latu senso. A expressão “o novo normal”, já é corriqueira nas análises do ambiente macroeconômico, é certo que nunca mais voltaremos ao antes.

PODEMOS NOS PREPARAR PARA VOAR EM CONSTANTE TURBULÊNCIA, E CRISE É A SENSAÇÃO PERMANENTE DE TER QUE ENCARAR, A CADA DIA, UMA REALIDADE EM QUE NUNCA SE PODE RELAXAR.

Por conta de tudo isso, para mim, o aprendizado sobre a plasticidade tem sido de enorme utilidade, uma revelação encantadora. Plasticidade é a propriedade de, uma vez exposto a uma determinada situação nova e desafiadora, mudar, se moldar e assumir um novo formato, que irá proporcionar ao corpo a capacidade de prevalecer frente às condições a que será exposto.

Não se trata de uma variação momentânea, esperando que o ambiente volte ao seu normal para também retomar sua forma original. Plasticidade é ser novo, é se reinventar, adquirir outras competências, saber ler o que está acontecendo a sua volta e aprender as respostas certas: plasticidade é transformação.

Para muitos, o conceito da época que estamos vivendo é o da resiliência, da minha parte, incorporei fervorosamente a plasticidade como minha meta, definitivamente esses não são tempos para adaptação, a minha crença está na evolução.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.