7 perguntas que devem ser feitas antes de contratar um copywriter freelancer

7 perguntas que devem ser feitas antes de contratar um copywriter freelancer
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Chega uma hora em sua empresa que você precisa contratar um copywriter. Uma pessoa foca em escrever cartas, vídeos e emails de venda.

Só que a dificuldade de encontrar um profissional qualificado não é de exclusividade da sua empresa. Os bons profissionais são escassos no mercado, porém, as 7 perguntas apresentas a seguir te ajudarão a encontrar o profissional que você precisa.

Digamos que você administre uma empresa de planejamento financeiro, ou um consultório odontológico, um ecommerce, ou uma corretora de investimentos. Encontrar um profissional que entenda do seu nicho é essencial.

Infelizmente para você, alguns setores podem ser assustadores. Como produtos relacionados a medicina/saúde ou mercado financeiro. E muitos redores, até mesmo experientes podem se recusar a trabalhar com os seus produtos.

Este é um outro que faz com que você avalie bem quem contratar, você não deve simplesmente contratar o primeiro freelancer que cruza sua mesa. Você precisa saber que seu projeto estará em mãos capazes.

Como você garante isso?

Simples, pergunte a si mesmo estas sete perguntas enquanto você está olhando para freelancers. Estas perguntas irão ajudá-lo a classificar o copywriter como qualificado ou não qualificado, e te ajudará encontrar um copywriter que pode levar seu negócio para o próximo nível.

1) Ele entende do seu mercado?

Um redator financeiro não precisa necessariamente ser alguém que passou uma década trabalhando para um banco de investimento ou conhecedor de todos os aspectos do mercado financeiro, mas ele precisa estar cientes de seus fundamentos.

Eles precisa de uma compreensão da diferença entre ações e títulos, o que são CDB, CDI, LC, LCI, LCA, FGC, ETFs e todo tipo de linguagem que envolve o mercado financeiro.

** (Se o seu nicho é outro, o copywriter deve entender a linguagem do seu mercado).

Um redator financeiro que já entende tudo isso e muito mais facilita a vida para você. Você não terá que segurar a mão dele. Você também não precisa se preocupar em obter copys cheias de erros. Em vez disso, você pode ficar tranqüilo sabendo que sua garantia será bem escrita e sem erro.

Quero dizer, não é por isso que você contratou um freelancer em primeiro lugar?

2) Ele entende seu avatar?

Seu avatar muitas vezes não é tão fácil de se comunicar com ele. Ele não pode ser fisgado por qualquer copy e seu freelancer precisa entender isso.

Qual o interesse do seu avatar pelo tipo de produto/serviço que você vende? Qual o conhecimento dele sobre a solução que você oferece?

Por exemplo, você está vendendo opções de negociação para imóveis ou como investir no tesouro SELIC? Seu redator precisa entender a diferença entre o tipo de pessoa que compra cada um e porque uma delas está mais disposta a assumir riscos do que outra.

Um copywriter que escreve uma oferta de um produto voltado para o público errado, será como dirigir um carro à noite em uma autoestrada com os faróis apagados. As chances de acontecer algo ruim são máximas.

O copywriter precisa entender perfeitamente as características da pessoa que você deseja trazer como cliente.

É por isso que você precisa de alguém que entenda as emoções, os medos e os desejos de cada cliente em potencial e o que provavelmente o levará a agir.

Se ele conhecer do seu mercado e souber quem é o seu público, ele estará pronto para criar uma oferta irresistível. Além da primeira pergunta, essa é a segunda pergunta mais importante a ser lembrada durante a pesquisa. Pode transformar ou matar seus esforços de vendas e marketing.

3) Ele pode escrever de forma persuasiva?

Qual é o sentido de contratar um freelancer se ele não puder escrever para persuadir? Seu freelancer precisa entender como acertar os gatilhos emocionais em seus textos de forma a incentivar seus leitores a agir.

Para uma copy no nicho de finanças, dois gatilhos emocionais mais comuns são medo e ganância. Eles são confiáveis. Eles são tradicionais. Mas o que dizer de um redator que consegue persuadir usando gatilhos diferentes?

Alguém que possa fazer com que seu avatar fique pensativo, alimentando sua necessidade de independência financeira ou de poder sustentar sua família.

Um grande copywriter fará uma investigação completa do seu público. Essa pessoa saberá exatamente tudo sobre o seu avatar. Ele será como um agente da CIA, terá em mãos todos os dados possíveis e impossíveis do seu público.

Em sua copy está listado todos os desejos, crenças, sentimentos, medos do seu avatar, a cada parágrafo ele criará um argumento para persuadir a pessoa a comprar.

Se o seu freelancer não for persuasivo, é melhor buscar outro.

4) Ele entende os regulamentos para marketing / publicidade?

Para diversos tipos de mercado existem órgãos reguladores, como o CRM, CRP, CRF, CRN…

Quando o freenlancer não conhece as regras desses órgãos isso pode lhe custar muito dinheiro. Muito dinheiro mesmo. Esse é um risco que você não pode arriscar.

O freelancer que for contratado por sua empresa deve estar atento a todas as regras do mercado. E saber que o deu certo no passado, pode não funcionar agora.

Quando ele conhece as regras você não precisa passar horas e horas vasculhando a copy na procura de alguma infração. E sim, se ela está realmente matadora.

A desculpa “Eu não sabia” não pagará por nenhuma das multas acumuladas com a copy que está dentro das regras do mercado.

5) Eles podem chegar a uma grande idéia?

Empresas medíocres apenas farão com que seus produtos e serviços sejam parecidos com seus concorrentes, mas com diferentes logotipos anexados.

É vital que você tenha uma maneira de se diferenciar de seus concorrentes para que seus clientes foquem no que você tem a oferecer.

É por isso que você precisa de uma BIG IDEA. A BIG IDEA certa pode separá-lo de seus concorrentes e trazer seu avatar até à sua porta, implorando para fazer negócios com você. Pode ajudar o seu produto, que é, em alguns casos, idêntico ao dos seus concorrentes, parece único e novo.

Um grande copywriter é capaz de usar a caneta e o papel para criar uma BIG IDEA magnífica. Ele estará disposto a experimentar variações diferentes por meio do teste A / B e encontrará uma variação que crie a maior receita.

Não se contente com apenas um redator comum, contrate um que explore seu produto / serviço e que seja capaz de criar uma BIG IDEA capaz de te destacar dos seus concorrentes.

6) Ele estão disposto em fazer pesquisas?

Isso pode parecer uma pergunta tola, mas é algo que você precisa considerar ao contratar um freelancer. Muitos redatores podem escrever bem, mas os grandes copywriters pesquisam dias antes de digitar uma palavra.

Ele entra na cabeça do seu cliente em potencial e também entra na sua cabeça para ver o que você tem de solução desejável para vender para os seus clientes.

Ele entenderá seu ponto de vista e como você está qualificado para ajudar o cliente em potencial. Ele tende a ver o que o prospecto deseja, se seu avatar quer ter dinheiro para uma segunda casa ou a paz para ter momentos ao lado de sua família. Ele conhece os desejos externos, internos e filosóficos do seu cliente.

Um redator que começa a escrever logo que recebe o seu projeto, pode estar caminhando em um campo minado. Se ele não conhecer profundamente seu cliente poderá pisar em lugares errados.

Seu negócio não deve ser um sucesso ou um experimento para o seu copywriter.

7) Quanto você está disposto a investir?

Esta é uma questão mais introvertida. Quanto você está disposto a investir para obter uma copy matadora proporcionando um ROI absurdo?

Você poderia ir para Fiverr, Workana ou qualquer uma das outras plataformas de freelancer e encontrar escritores baratos. No entanto, boa sorte em encontrar um daqueles que responderá com sucesso às perguntas anteriores. Você pode ter sorte e encontrar um freelancer que conheça o seu mercado, mas eu não apostaria nisso.

A resposta honesta é que, a fim de encontrar o freelancer que irá ajudá-lo a crescer o seu negócio, você precisa estar disposto a investir. O campo de copywriting está entre os mais caros, mas isso porque você precisa de um freelancer que tenha o conhecimento e a habilidade para criar uma copy magnética.

Mas a contratação de um bom copywriter poderia transformar um investimento de R$ 5.000 em um ROI que poderia ser dez ou vinte vezes maior do que o custo. E não há teto. Com boas métricas e um produto no perpétuo pode ser um gerador de receita por anos. Não é sempre que você consegue isso.

Esteja disposto a investir e você será recompensado.

Quando você procura o redator freelancer que definirá sua parte de negócios e o ajudará a crescer, mantenha essas sete perguntas em primeiro plano. Sua empresa merece uma copy que recebe cliques e ter essas perguntas em mente te ajudará a encontrar a pessoa certa.

Independentemente do tipo de empresa, o tipo de produto ou serviços procure um grande copywriter que seja flexível o suficiente para olhar para suas necessidades e desejos e criar uma copy que consiga persuadir seus clientes e te gerar receita.

Se você precisa de um copywriter, ou deseja validar o processo de vendas da sua empresa. Você pode encontrar em contato comigo pelo email [email protected] ou diretamente pelo WhatsApp (13) 9968-00529. Estou aqui para atendê-lo e ajudar a direcionar sua empresa a novos patamares.
Estou aqui para te diferenciar da concorrência e te fazer chegar na frente.