Algumas das grandes lições que aprendi gerenciando listas de email marketing com mais de 100 mil inscritos.
Alguns clientes que atendi como copywriter essa também era a minha função. Fazer disparos de email e fazer gestão do CRM. E muitos deles com listas 100, 300 e até 800 mil inscritos.
Títulos
Nem sempre títulos sensacionalistas ou clickbaits dão pontos positivos. Às vezes, eles são um tiro no pé. Eles podem gerar uma taxa de abertura maior, mas trazem grande satisfação.
Em títulos vale a pena fazer teste a/b
Software
CRMs brasileiros (sem citar nomes) foram os que mais tive problemas. Desde diferença de 60% na conversão apontada no facebook, até email de campanha programada não disparo, ou o serviço cair. Eu tenho cláusula em contrato quando a pessoa usa um serviço brasileiro que ela se responsabiliza das falhas, deixo avisado de antemão.
Aparência do email
Eu já testei de tudo, com imagem e sem imagem. Emails feitos com html e todo bonitão. Porém, o que mais converte são aqueles emails mais simples, e com um tom de voz mais pessoal.
PALAVRAS PROIBIDAS.
Existe uma meia verdade de que existe uma lista de palavras proibidas que não pode ser ditas. Eu prefiro evitar palavras de baixo calão e até promessas agressivas (fique rico da noite para o dia…)
Double ou Single Optin
Double tem maior abertura de emails, já que a pessoa precisa confirmar. Mas não tem tanta diferença com single. Se você tiver uma boa comunicação vai ganhar a mente dos seus clientes.
Copys
Mantenha uma conversa, crie ganchos para os próximos emails, parágrafos curtos e frases simples.
Segmentações
Faça segmentação para tudo. Coloque tags, crie listas, organize por forms e crie automações. Aqui está a chave para virar o jogo.
Automações
O grande segredo para uma boa automação é criar lógica. Exemplo, se a lead fizer isso, então faça aquilo…
Configurações
É importante fazer todas as configurações que seu software pede, como ter um email profissional e também configurar o DKIM no DNS. Isso vai gerar pontuações para você com os ESP.
Limpeza de lista
Gosto de fazer uma limpeza na lista a cada 90 ou 120 dias. Isso pode ser automatizado. Tirando da lista quem não abre os emails, isso diminui custos e é saudável pra sua lista. Quanto maior a sua interação, maior é a entrega na caixa de entrada. (use as tags pra fazer isso).
E você? Usa email marketing na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários…
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